Em processos de negócios, existe a possibilidade de se trabalhar com foco em resultados crescentes através do que se chama de Segurança Enxuta (Do inglês: Lean=Enxuto, Safety =Segurança), que consiste em conceitos aplicados em conjunto com ferramentas para geração de melhoria contínua, redução dos custos e aumento da produtividade através da redução de 8 desperdícios.
Por exemplo, afastamentos (absenteísmo) e paradas de produção são desperdícios de Tempos e Pessoas. Embora os critérios ligados a paradas de produção ou defeitos em processos produtivos costumeiramente não sejam considerados como parte da Segurança e Saúde no Trabalho, sendo muitas vezes tratados apenas de forma contábil, são partes importantes que costumeiramente são desconsideradas.
A Segurança Enxuta possui pilares de foco na prevenção de acidentes e doenças:
Pensamento Enxuto: Posicionamento: Respeito pelas pessoas: Visão Sistêmica: Faça Perguntas
A aplicação das ferramentas de Segurança Enxuta orientam as empresas para os cenários de vantagem competitiva que são tanto almejados, onde é necessária a clareza de que ENXUTO não é menos: Enxuto é a soma de eficácia + eficiência que traz resultados aos processos. Assim sendo, LEAN não é apenas “menos”, é um processo de enxugar atividades que não tragam valor, pois a Segurança Enxuta é o método para identificar e reduzir desperdícios em processos, ao mesmo tempo em que reduz os riscos de acidentes e doenças do trabalho.
Organizações que se utilizam dos benefícios da Segurança Enxuta expressam foco em valor, orientação para o cliente, questionamento da sabedoria existente, melhoria contínua, eficiência e eliminação de desperdícios, resultados que podem ser alcançados também com o comprometimento da organização em transformar prevenção em hábito, com o chamado 5S + S = 6S (S de Segurança). A inclusão da SST como parte do processo permite que os profissionais prevencionistas pensem especificamente na SST e a apliquem em cada etapa do processo.
Segurança Enxuta precisa de intervalos de tempo para ser implantada, porque é uma cultura, e envolve emponderamento de pessoas participantes nos processos de melhoria contínua. Isso é facilmente percebido quando nos deparamos com a execução de Eventos Kaizen, onde um PENSADOR ENXUTO evita desperdícios e economiza R$ para melhorar eficiência gerando prevenção como vantagem competitiva.
Segurança Enxuta também se aplica a pequenos negócios, porque vai além de apenas cumprir as normas e leis; Segurança Enxuta é voltada para condução de programas de segurança usando os conceitos de pensamento enxuto e as ferramentas enxutas. Neste contexto, Segurança Enxuta reflete mudança de cultura e qualidade também: fazer certo da primeira vez = excelência = menos erros e menos medidas corretivas. LEAN busca produzir com excelência, por isso se transforma em POSICIONAMENTO PROFISSIONAL e orientação para o cliente, onde todas as pessoas envolvidas são consideradas clientes em SST.
Um pensador enxuto entende e se baseia que SST é um beneficio para todos e que nenhuma pessoa pode ficar para trás, a exemplo do que a ONU dispõe nos chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É ainda incomum programas de SST incluírem pensamento enxuto, pois para o pensamento enxuto estar incluso, é necessário que esses programas se anunciem de forma real aos trabalhadores e saiam do papel para a prática, com base nos méritos das pessoas envolvidas e valor do processo. Um pensador enxuto visualiza a SST mais do que só a eliminação de acidentes, mas como estratégia de excelência, pois essa visão se traduz na visão do trabalhador como cliente do processo: por exemplo, as pessoas que trabalham naquela organização serão atendidas pela mesma organização, usufruirão dos mesmos produtos ou serviços, o que facilita processos horizontais e mais amplos, enquanto que na abordagem tradicional atual as pessoas são vistas como um problema e não como uma solução.
Se o seu departamento de SST ou profissional responsável tivesse que vender idéias (ao invés de obrigar com leis), as pessoas que ali trabalham comprariam a execução da norma/aplicação POP/ uso do EPI sem serem obrigadas? Ficariam felizes em comprar?
Na Segurança Enxuta, evitar responsabilidades é diferente de evitar acidentes, e isso se reflete em atitudes mais práticas e menos teóricas.
LEAN = CONCEITOS + FERRAMENTAS
As ferramentas geralmente são mais conhecidas e utilizadas. Mas se as ferramentas não forem utilizadas em conjunto com os conceitos, apresentam baixo ou nenhum rendimento. Os resultados se potencializam quando se aplicam as ferramentas e os conceitos de forma conjunta e não só as ferramentas sozinhas; ferramentas sozinhas são apenas uma tentativa de começo. O PENSAMENTO ENXUTO determina o sucesso de aplicação da estratégia: conceitos+ferramentas, pois toda mudança significativa começa com um pensamento diferente. Na Segurança Enxuta
ACIDENTES DE TRABALHO E LESÕES DECORRENTES SÃO DEFEITOS EM PROCESSOS
e orientam o contexto de questionamento para melhorias, porque as pessoas em geral tem percepções diferentes sobre o que é o LEAN e disso depende a implementação e todos resultados obtidos. É necessário cuidado na aplicação, pois haverá aumento de pressão e resistência maior que o normal aceitável se não houver posicionamento profissional, pois estão envolvidos neste contexto a padronização do trabalho, respeito às pessoas e foco nos processos, onde RESPEITO é um ingrediente chave para alcançar prevenção como hábito.
Visualize a herança que deixará para o futuro.